Dúvidas sobre estrias? Conheça as 15 dúvidas mais frequentes sobre as estrias

  1. As estrias podem aparecer em qualquer lugar?

Sim porém existem lugares mais propícios. Geralmente onde a pele sofre mais estiramentos por isso, costuma-se ter mais estrias em áreas como bumbum, quadril, coxas, seios, atrás do joelho e região lombar.

 2. Qual diferença entre as estrias vermelhas e brancas?

         A estria vermelha é mais recente e tem essa cor porque existe um processo inflamatório no local que está cheio de vasos sanguíneos e inchado (pode reparar que elas são mais altinhas também). A lesão ainda está acontecendo, as fibras estão começando a se romper e a estrias esta se maturando.

As estrias brancas são mais antigas. Nessas lesões já houveram rompimento das fibras e não existe mais a presença da inflamação. São “cicatrizes”.

3. Tem cura?

         Depende. Quando a coloração das estrias varia entre avermelhada e arroxeada, existe a possibilidade de cura e total eliminação das linhas. Nesta fase, a taxa de sucesso nos tratamentos costuma ser bastante alta.

Já na fase em que as estrias são consideradas “antigas”, ou seja, quando já adquiriram a coloração esbranquiçada, os tratamentos disponíveis na maioria das vezes não consegue removê-las porém, conseguem camulflá-las causando seu estreitamento e deixando-as menos perceptíveis.

4. As estrias são cicatrizes?

Cientificamente falando NÃO pois elas possuem características histológicas diferentes. Essa diferença esta na forma de apresentação dos fibroblastos (os produtores de colágeno). Por muito tempo elas foram confundidas com as cicatrizes.

5. Musculação causa estrias?

Para quem está malhando para ganhar massa muscular, as estrias podem ocorrer quando você construir grandes quantidades de músculo em um curto espaço de tempo.  Nesse período invista em colágeno hidrolisado, vitamina C e hidrata bastante a pele.

 6. Gravidez causa estrias?

Nas gestantes as estrias ocorrem em mais de 70% das novas mamães. Elas tendem a se desenvolver a partir da 25o semana gestacional. Não ganhe muito peso, hidrate bastante a região e esfolie seu corpo 1X por mês (não esfolie o abdome).

7. São genéticas?

            Acredita-se que a genética seja sim um fator predisponente á estrias.

 8. Pele desidratada tem mais estrias?

Sim, peles mais secas possuem mais predisposição ao surgimento das estrias. Use hidratantes que tenham bons princípios ativos e evite banho muito quentes.

 9. Cremes tratam estrias?

O que realmente tem respaldo científico são os cremes emolientes que exercem papel fundamental na prevenção das estrias já que melhoram o conteúdo de umidade da pele e podem modificar potencialmente as propriedades mecânicas dela.

Comprovou-se que o comportamento bio mecânico da pele pode ser modificado e eventualmente modulado por meio da aplicação tópica de hidratantes, com melhora na extensibilidade e elasticidade da pele e diminuição da perda transepidérmica de água.

 10. Qual hora certa de tratar estrias?

Quanto mais cedo, melhor. Como vimos, as chances de uma estria novinha
desparecer são maiores.

11. Bronzeamento disfarça estrias?

Não, ao contrário. O sol deixa as estrias brancas ainda mais evidentes. Isso porque elas têm menos melanócitos (as células responsáveis pela formação do pigmento) e, portanto, bronzeiam-se menos do que o resto da tua pele.

12. Gestantes podem tratar estrias? E no período da amamentação?

Sim. Existem tratamentos como peeling físico e mecânicos ( que não utilizam ácidos) que podem sim ser efetuados tanto durante o período gestacional como no período da amamentação. Na amamentaçãoo ainda podemos incluir tratamentos a base de LASERS.

 13. Roupas apertadas causam estrias?

As roupas apertadas contribuem sim para o desenvolvimento de estrias. Além de sensibilizar a pele, aumentam as chances de estrias e favorecem o aparecimento de celulites, ocasionadas pela má circulação local.

 14. Banhos quentes causam estrias?

O banho quente também é muito associado ao problema de estrias pois ele desidrata a pele. Usar a bucha para esfregar a pele também seria um motivo para agredir a pele, se for submetida à tensão pode ter as fibras elásticas rompidas. Por isso use-as com moderação. Esfoliar o corpo 1X por mês é fundamental mas não precisa “arrancar o couro” (risos).

15.  Coçar a pele causa estrias?

       Coçar a pele  não causa estrias porém, a estrias antes de seu surgimento causa a coceira por isso que as pessoas confudem e acham que foi a coceira que causou a estria. E sim, você deve evitar coçar pois você pode favorecer a destruição das fibras de sustentação da pele piorando a lesão  e causando aumento das listras.

 

Com carinho,

 

Olga 9 Olga Vieira

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *