Foliculite

Também conhecido como pêlo encravado, a foliculite é um problema que pode atacar tanto homens quanto mulheres, em geral. Nas mulheres o problema é maior na virilha e pernas e nos homens, na barba.

Ela é causada por bactérias ou vírus, e a invasão pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pêlos ou depilação.

Para acabar com o problema é aconselhável tratamentos que  podem envolver peelings químicos (ácidos) ou físicos (Cristal e Diamante) bem como aparelhos com ação bacteriostática.

A Depilação a LASER Light Sheer também é uma excelente opção para aquelas pessoas que além de se livrar da foliculite também desejam se livrar dos pêlos da região.

Após controlada a foliculite, se ficarem manchas um clareamento deve ser iniciando para retornar  o aspecto homogêneo da região.

Cuidados importantes para as pessoas que apresentam o problema:

• Alterne as depilações com cera e lâmina, porque o problema existe quando o pêlo que está crescendo fica “preso” sob a pele e não consegue crescer naturalmente, inflamando-a, quando se depila, o pêlo terá maior dificuldade em sair, o que não acontece quando se usa a lâmina, pois essa só corta o fio pela base.

• Cremes depilatórios também podem ser uma solução.

• Procure esfoliar a região antes da depilação e manter essa rotina uma vez por semana.

• Evite as máquinas depilatórias que arrancam os pêlos com pinças, pois é necessário fazer mais movimentos para retirar os pêlos, o que irrita ainda mais a pele.

• Evite passar hidratante logo depois da depilação, deixe a pele respirar no dia, usar hidratantes no dia em que você se depila pode obstruir os poros. É bom só usar aqueles gel e cremes pós-depilatórios, que são específicos para isso e acalmam a pele.

• Evite usar roupas de tecidos grossos como jeans ou muito justas no corpo, porque o atrito também interfere no crescimento dos pêlos, provocando os indesejáveis pêlinhos encravados.

• Procure depilar-se com profissionais qualificados que utilizem materiais descartáveis e/ou devidamente desinfetados.

• Procure ambientes extremamente limpos para realizar a depilação.

• Não “cutuque” ou “esprema” a lesão. Esse ato pode aumentar o processo inflamatório fazendo com que ele dure mais tempo gerando cicatrizes e manchas.

Com carinho,

Olga Saraiva

4 respostas
    • Camila Rodrigues
      Camila Rodrigues says:

Oi Lais, a foliculite pode ser dar por vários fatores. Dentre os tratamentos mais adequados está a depilação a laser, pois ela elimina o pêlo que é o grande causador desse problema. Marca uma avaliação gratuita. Assim podemos te avaliar melhor e descobrir o tratamento mais adequado para você. 30862320 ou 30869381!

• Camila Rodrigues
      Camila Rodrigues says:

Olá Luciene, tiramos sim, porem se faz necessário passar por uma avaliação onde detectamos o melhor tratamento para suas manchinhas. A nossa avaliação é gratuita. Basta ligar no 30862320 OU 30869381. Esperamos vc.

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!