Por que tenho tanta vontade de comer doces?

Por que tenho tanta vontade de comer doces? Essa é uma pergunta que nos fazemos quase q diariamente, não é verdade?

Você acaba de almoçar e você tem aquela vontade imensa de comer um docinho, um brigadeiro ou uma sobremesa? Se você respondeu sim, você pode ser um candidato a ter resistência à insulina!

Pessoas com esta resistência tendem a querer mais doces (mesmo depois de uma refeição mais volumosa e normalmente com carboidratos como o almoço), porque a insulina não consegue colocar o açúcar do sangue para dentro das células pra produzir energia e assim parece que não tem nunca açúcar disponível e o corpo emite sinais porque ele precisa de açúcar. E assim você come todos os dias aquele docinho depois do almoço! Pois é, quando foi a última vez que você checou seus exames de sangue mesmo, hein?!

O estresse também pode estar contribuindo! Por causa dele, o corpo acaba produzindo menos neurotransmissores serotonina e dopamina, que ajudam no controlam da ansiedade, além de se relacionarem com bem estar, humor e saciedade. O nosso organismo produz serotonina a partir de um aminoácido chamado triptofano, e que pode ser encontrado em diferentes alimentos. Para que o triptofano se converta em serotonina, é necessário níveis adequados de diferentes vitaminas e minerais (magnésio, zinco, complexo B e vitamina C).

Dessa forma esta vontade de doce pode ser reduzida quando comemos alimentos ricos em triptofano e destas vitaminas e minerais relacionados. Essa queda de serotonina é bastante comum na TPM, por isso as mulheres sentem tanta vontade de comer doces nesta época. Um docinho interessante pra aumentar serotonina principalmente neste período é um brigadeiro feito de banana amassada com tâmaras trituradas e cacau em pó.

Outra fator que contribui com essa vontade de doces é a insônia. Quando não se dorme bem, os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) aumentam o que também aumenta a insulina. O cortisol desregulado acaba diminuindo a produção de serotonina e dopamina causando aquela vontade louca de comer doces. Portanto, é muito importante que se regule o sono.

Viu que muitos fatores que você nem tinha ideia podem estar pedindo mais e mais doces?

Procure um nutricionista que possa identificar qual a origem dessa vontade “louca” por doces e te ajude através da alimentação, e em alguns casos de suplementação, a reduzir este consumo.

Karine Holanda

Nutricionista Stetic Class – CRN 9245

Instagram: @karine_holanda

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