Prevenindo estrias na gestação

Quando falamos em gravidez um dos grandes temores das mulheres são as terríveis estrias.

As estrias na pele são comuns durante a gravidez, e tendem a aparecer principalmente nas regiões do peito, barriga e coxas.

Comumente essas pequenas “linhas” caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade) e aparecem na pele de cor rosada,  passando mais tarde a ficar na cor branca. Elas  se formam quando a pele estira de forma rápida num curto espaço de tempo, devido ao crescimento da barriga e mamas e devido ao crescimento do bebê.

COMO PREVENIR?

01- HIDRATAR

Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades, como por exemplo cremes e óleos ricos em vitamina E. Para conter o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele. Também é importante fazer a hidratação de todo o organismo, através do consumo adequado de água e outros líquidos. O recomendado é que se consuma de 2 a 3 litros diariamente.

02- ALIMENTAÇÃO RICA EM VITAMINAS C e E.

Os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, são alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides, que agem como estimulantes do colágeno da pele, contribuindo também para o combate ás estrias.

Por outro lado, alimentos ricos em vitamina E como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, sevem para proteger as células do organismo, sendo a vitamina E uma vitamina antioxidante com propriedades anti-envelhecimento para a pele.

03- CUIDADO COM O EXCESSO DE PESO.

Durante a gravidez a média aceitável é que aumente entre 11 e 15 Kg. Controlar o ganho de peso na gestação é impressindivel para o não aparecimento de estrias. Por isso mantenha uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais, evitando ao máximo o consumo de gorduras e açucares.

Engordar demais durante a gravidez é prejudicial para a saúde da mulher, do bebê e bem como para a aparência estética da mamãe.

Com carinho,

Equipe SC.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *